13 dicas para um Instagram relevante

13 dicas para um Instagram relevante

1. Poste fotos impecáveis, sempre. Instagram é uma rede social de imagem, simetria e harmonia. Imagens fora de foco, em ângulos desfavoráveis ou mal enquadradas "sujam" o board. São como um ruído, algo que os olhos querem pular, passar depressa.

2. Se seu negócio não permite a postagem de fotos bonitas com frequência, se imagens não fazem parte do seu produto, talvez você deva dedicar seu conteúdo a outra rede social, como o LinkedIn.

3. Há muitas marcas, como a própria revista Exame, por exemplo, que postam frases, aspas, dados. Gosto, acho que funciona, desde que sejam extremamente relevantes. Mensagens motivacionais, de "inspiração" precisam de cuidado. Na minha opinião, o recurso está saturado. Mas esta é apenas minha opinião.

4. Tenha um board coerente e uniforme, com identidade, de modo que todas as imagens "conversem". Se você é uma marca que quer estar no Insta, cuide disso. Evite a esquizofrenia visual!

5. Sempre que for postar, pense: "Qual é a relevância dessa mensagem? As pessoas se interessam por isso?".

6. Se te derem uma fórmula de sucesso para seu Instagram, duvide. O que funciona para uma marca não funciona para outra necessariamente.

7. Ao mesmo tempo, algumas orientações valem para todo mundo: poste com regularidade, escreva pouco, use as hashtags, conheça os horários de boa audiência.

8. Não misture vida pessoal com vida profissional. Seu público pode ficar confuso. Essa dica só não se aplica a influenciadores digitais. Eles, sim, podem e devem postar vida e trabalho juntos.

9. Responda aos comentários, interaja com seu público. Comentários (principalmente críticas) valem ouro para quem tem uma marca no Instagram. Se não tiver tempo para fazer isso, contrate alguém. Postar, monitorar e corrigir a rota são igualmente importantes.

10. Não concentre todas as forças apenas ao Instagram. Redes sociais são efêmeras, mudam as regras, nascem e crescem, ganham e perdem relevância. Se seu negócio envolve imagens, considere o Pinterest.

11. Cuidado com textão. Há quem discorde, mas a experiência de consumo de conteúdo é veloz. Procure passar sua mensagem de forma mais objetiva possível. Escreva pouco, vá direto ao ponto.

12. Todas essas dicas se referem a crescimento orgânico. No mercado há como comprar seguidores e likes. Um número elevado de seguidores pode causar impacto para quem olha de fora. Porém, a longo prazo, esse número fake não traz nenhum benefício - nem de vendas, nem de reputação - para sua marca, produto ou projeto. Opte pelo caminho mais longo, porém mais sólido: produza um conteúdo bom, relevante, cuidadoso e antenado com seu público.

13. Não tem tempo para cuidar disso? Contrate uma empresa ou um profissional para cuidar do seu Instagram. Por ser um canal estratégico de divulgação, coloque-o nas mãos de profissionais. Ao mesmo tempo, acompanhe de perto e mantenha-se conectado ao que sua comunidade diz.

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